Quem são os gestores de base das empresas? São aqueles gestores que atuam na linha de frente da produção gerindo os funcionários de base e sendo responsáveis pela entrega final do produto ou mesmo do serviço. É ele um dos principais gestores da organização. É ele que orquestra a entrega de fato. É ele que leva a imagem da organização para as pessoas que trabalham nas bases.
O que entendemos como preparo desses gestores de base? Entendemos que o principal é o treinamento desses gestores em ferramentas de comunicação, liderança e coaching que ele possa desenvolver no dia-a-dia no chão de fábrica.
Mas como anda a preocupação da organização com esses gestores?
Na maioria das industrias esses gestores são operários que saem das máquinas e são promovidos a gestores. Na maioria das vezes são promovidos por sua competência técnica e não recebem o preparo necessário para liderar uma força de trabalho geralmente numericamente grande e diversa.
E é aqui que começam a acontecer os problemas. Quando colocamos um gestor despreparado para gerir a base de uma produção, estamos expondo a organização a diversos problemas como assédio moral, gestão autocrática por parte desses gestores, desmotivação dos funcionários de base, problemas sindicais, comprometimento da imagem da empresa, entre muitos outros.
O que entendemos como preparo desses gestores de base? Entendemos que o principal é o treinamento desses gestores em ferramentas de comunicação, liderança e coaching que ele possa desenvolver no dia-a-dia no chão de fábrica. Temos constatado na prática que treinamentos genéricos de liderança, destinados a média gerência não ajudam os gestores de base no dia-a-dia. O que eles precisam é de ferramentas de relacionamento para o seu desenvolvimento como gestor de base e não discussões incansáveis sobre o papel da liderança na empresa e sociedade. Os problemas que este gestor enfrenta no seu dia-a-dia com sua equipe são, em sua grande maioria, no campo dos relacionamentos. Ele precisa ser treinado e desenvolvido para melhorar seu relacionamento com as pessoas com foco nas entregas diárias.
Uma organização com seus gestores de base educados e treinados para uma liderança de base tem a sua gestão mais fluida. Esses gestores, por consequência, pelos seus exemplos, acabam por educar os funcionários de base. E o mais importante, a empresa constrói, com eles, um ambiente mais comprometido com sua cultura.
Colaboração: Sônia Cerqueira – Consultora WCCA | Antônio Carlos Telles – Consultor WCCA | Guilherme Carvalho – Gerente de Relacionamento e Negócios WCCA.