A crescente pressão por resultados tem aumentado de forma significativa os casos de assédio moral nos ambientes de trabalho.
Observa-se um ciclo vicioso dentro das empresas: o gestor sente-se pressionado e não consegue lidar emocionalmente com a pressão. Como todos sabem nosso emocional é transbordado através da comunicação, que é frequentemente inadequada entre os gestores e os colaboradores, que por sua vez também se comunicam de forma inadequada com seus colegas. E com a repetição deste processo no cotidiano corporativo está formado o ciclo da violência nos ambientes de trabalho. Aquela violência velada mina as relações de forma também velada e, consequentemente, os bons resultados.
O conflito sempre vai existir, não só nos ambientes de trabalho, como em todos os ambientes da nossa vida. Afinal, o conflito é necessário para o crescimento das organizações e o nosso crescimento pessoal? Ou o mais importante é a maneira como o conflito é conduzido? O que questiono é porque em plena era da comunicação, as pessoas continuam se comunicando de forma tão inconveniente.
Em que medida as organizações estão preparadas para lidar com essas pressões e conflitos na sociedade digital em que vivemos?
Redes sociais, aplicativos e e-mails, ferramentas que poderiam melhorar o trânsito das informações, muitas vezes acabam por piorar a comunicação interpessoal, e até se tornam campos de batalha de pessoas que comunicam suas necessidades e opiniões de maneira inapropriada, dentro e fora das organizações.
Tudo que foi falado até aqui em relação a comunicação revela riscos da deterioração do clima organizacional. E para superar este desafio Marshall B. Rosemberg criou o conceito de “comunicação não violenta”. Ele definiu uma metodologia para reavaliarmos nossa comunicação, e percebermos o quanto uma comunicação impropria pode proporcionar rompimentos entre as pessoas, e o quanto uma comunicação adequada, desenvolvida de forma simples, pode proporcionar ambientes de compreensão e aliança entre as pessoas. O quanto precisamos dessa aliança nas organizações, principalmente nos momentos de crise?
A “comunicação não violenta” é uma grande aliada como ferramenta de apoio para os gestores na condução do dia a dia de trabalho, onde se possa construir relacionamentos, resultados e até metas mais saudáveis, evitando assim, inúmeros conflitos mal resolvidos. A metodologia da “comunicação não violenta” vem ensinar, de maneira detalhada e eficiente, como construir alianças respeitosas dentro das equipes de trabalho.
*Colaboração da Sônia Cerqueira, Consultora da WCCA.