Solucionar a equação de “como ser um líder e não apenas um chefe” é tema prioritário para os negócios. Pesquisas do nível de comprometimento /engajamento mostrou que o comportamento do gestor tem um peso de 70% de influência no engajamento da equipes. Nos EUA o impacto do baixo engajamento de gestores e trabalhadores tem um custo estimado em mais de 400 bilhões de dólares anuais. (1). Estudos de Daniel Goleman revelaram que o estilo de liderança do gestor pode ser responsável por até 30 % do lucro da organização. (2)
Afirma-se que pessoas se demitem dos seus chefes, não de suas empresas. Será verdade? Talvez o diagnóstico não esteja errado, mas convém usar uma lente de aumento e olhar além: os maus chefes também são reflexo da cultura organizacional ruim. Ela reforça seus comportamentos inadequados, que, por sua vez, reforçam a cultura ruim: círculo vicioso! Como a cultura é construída por pessoas, principalmente por pessoas influentes, a responsabilidade maior pela edificação da cultura é da comunidade de gestores: do topo, nível médio e da base.
Se nessa comunidade de gestores “ouvir o outro com respeito e atenção” não for um valor predominante, então eles estão colaborando para construir uma cultura onde as pessoas não tem nada para falar. Qual o resultado de uma cultura forjada por muitos chefes com poder formal, que não aprenderem a ser líderes? Eles podem conquistar obediência das pessoas, mas não admiração e respeito. Qual a causa-raiz?
A pesquisa Gallup reafirma no século 21 algo que já sabíamos no século 20: as organizações premiam os funcionários pela excelente competência técnica oferecendo-lhes um cargo de chefia. Se esse técnico campeão não tem o dom natural da liderança, nem motivação para aprender, e nem incentivo da organização, quais serão as consequências? (3)
- Funcionários que trabalham só por obrigação, sob a ação do medo, e até do ódio ao superior e ao seu próprio trabalho?
- Indiferença em relação ao grau de satisfação das pessoas com o ambiente e necessidade de melhoria das condições de trabalho?
- Funcionário visto não como “o fator de produção”, mas apenas como “mais um fator de produção”?
- Gestores omissos, que tendem a culpar as equipes pelos maus resultados, reservando a si mesmo a glória pelas boas conquistas?
- Predominância de um estilo rígido, duro e autoritário para obter resultado das equipes?
Em que medida esses traços descrevem a realidade de muitas organizações? Como preparar seus gestores para serem líderes, e não apenas chefes?
Um bom mecânico dispõe de caixa de ferramentas variadas e escolhe a mais apropriada conforme a situação, sabendo usar bem cada uma delas. O mesmo se dá com o bom gestor: deve conhecer bem e saber usar as ferramentas de liderança.
Há mais de 40 anos a WCCA defende uma abordagem flexível, em que a escolha do estilo adequado de liderança dependa de diferentes fatores:
- Da Maturidade técnica (conhecimento) e psicológica (emocional) da pessoa e do time;
- Das Pressões “externas” (tempo/prazo, planos e controles, crise, etc.);
- Das Necessidades humanas e insatisfações da pessoa e do time;
- Do Clima psicológico da área e da organização.
Os estilos de liderança podem variar de um padrão mais autocrático ou diretivo até um padrão mais democrático e liberal. Porém há algo constante: dar atenção e saber trabalhar a autoestima, a empatia, a afetividade, a iniciativa e a criatividade e outros fatores motivacionais junto aos membros da equipe. É o gestor coach, que tem jogo de cintura! (4)
Para o IMD Business School, na Suíça (5), que está no topo do ranking da educação corporativa na Europa, a abordagem situacional de liderança é a melhor, porque, dentre diversas vantagens, favorece a adaptabilidade, maior capacidade de lidar com incertezas e olhar as situações com diferentes perspectivas.
AUTORIA: Antonio Carlos A. Telles – Consultor da WCCA | COLABORAÇÃO: Guilherme Carvalho – Gerente de Negócios e Relacionamento da WCCA.
- https://www.forbes.com/sites/victorlipman/2015/08/04/people-leave-managers-not-companies/#761c9afd47a9
- https://hbr.org/2000/03/leadership-that-gets-results
- Apostila WCCA: Programa Kaizen Zero (K0)
- Apostila WCCA: Programa Liderança Empreendedora –Coaching
- https://www.imd.org