Blog

Institucional >> Blog

CHAMAR OU PRESTAR ATENÇÃO: O QUE FAZ A DIFERENÇA?

As novas tecnologias e redes sociais estimulam o desejo de ser visto e notado.Sergio Chaia, que foi CEO da Nextel e da Sodexo Pass, contou no Valor Econômico como um grande amigo foi influenciado, de forma marcante, por certo artista de cinema que se destacou em filmes como “A Origem” e “Batman: O Cavaleiro das

Leia mais >

PARTICIPAÇÃO EM LUCROS E PRÊMIOS: O QUE MUDOU NA LEI?

A Medida Provisória 905 (12/11/2019) que alterou a legislação trabalhista, introduziu mudanças relevantes nas regras de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e Pagamento de Prêmios. Os gestores e especialistas em RH precisam ficar atentos sobre os impactos nos processos de recursos humanos. PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS (PLR) O artigo 48 da MP 905

Leia mais >

DESEMPENHO HUMANO: GESTÃO PÚBLICA BUSCA INSPIRAÇÃO NA GESTÃO PRIVADA

Mudanças no modelo de avaliação do funcionário público, pretendidas pelo Ministério da Economia (1), permitiriam que o mau desempenho gere demissão. A apreciação apaixonada do tema pode levar a aplausos ou vaias impróprios. Uma reflexão mais madura talvez nos remeta a indagação mais ampla: o quanto a Gestão Pública pode se beneficiar da adoção de

Leia mais >

REFORMA TRABALHISTA NA PAUTA DO STF

Matéria do Valor Econômico (3/1/20) analisou alguns pontos da pauta do Supremo para 2020, quando julgará a maior parte da reforma. TRABALHO INTERMITENTE (Maio) Funcionário trabalha por tempo determinado (horas, dias ou meses). Há prós e contras: • Por um lado, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia) esse

Leia mais >

GENTIL PRIMEIRO, CERTO DEPOIS!

“Be kind first, be right later” (1) : bem interessante essa reflexão, no início de 2020, do vice-presidente da SAS América Latina , Marvio Portela, líder que também atuou na Xerox, Oracle e IBM. “Seja gentil primeiro, esteja certo depois”: o tema é muito oportuno nesses tempos sombrios. Ameaças de novas guerras entre nações, guerrinhas

Leia mais >

LIVROS: PAIXÃO DE LÍDERES EMPRESARIAIS

Que dicas os presidentes dão para 2020? O que o visionário Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX (primeira empresa no mundo a vender voo comercial à Lua) diz quando lhe perguntam de onde ele tira a inspiração para inovar? Ele responde: “Eu li nos livros!” Faz sentido: as obras do escritor ficcionista Isaac

Leia mais >

FINS & PRINCÍPIOS (1)

   “No meu princípio está o meu fim.  No meu fim está o meu princípio.” –    T.S.Eliot, 1888-1965 (2)                                                                      Um propósito fundamental da filosofia e do programa Kaizen Zero da WCCA é ajudar as pessoas, nas relações no trabalho e na esfera social, a elevar sua maturidade na administração de conflitos, fruto da ambivalência

Leia mais >

COMO SER UM LÍDER E NÃO APENAS UM CHEFE?

Solucionar a equação de “como ser um líder e não apenas um chefe” é tema prioritário para os negócios. Pesquisas do nível de comprometimento /engajamento mostrou que o comportamento do gestor tem um peso de 70% de influência no engajamento da equipes. Nos EUA o impacto do baixo engajamento de gestores e trabalhadores tem um

Leia mais >

PADRÕES DE EXCELÊNCIA E EQUILÍBRIO ATITUDINAL

A busca por elevados padrões de excelência ou perfeição é natural nas organizações. Elas se desenvolvem, evoluem e crescem. E almejam se destacar e vencer numa ambiente cada vez mais competitivo. Aretê, palavra grega que significa excelência e virtude, teria aparecido pela primeira vez há mais de 2.800 anos, no poema clássico Ilíada e Odisséia

Leia mais >

GESTOR, CONHECE-TE A TI MESMO!

Assédio, Reputação e Autoconhecimento na Sociedade Digital Onde está a causa-raiz do assédio moral nas organizações? Na qualidade e grau de maturidade das relações interpessoais entre a gerência (topo, média e da base) e os colaboradores? Em grande medida, sim. É preciso mensurar, e agir para prevenir e corrigir. Esse é um desafio cada vez

Leia mais >