A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DOS GESTORES DE BASE. COACHING PARA CHÃO DE FÁBRICA.

Quem são os gestores de base das empresas?  São aqueles gestores que atuam na linha de frente da produção gerindo os funcionários de base e sendo responsáveis pela entrega final do produto ou mesmo do serviço. É ele um dos principais gestores da organização. É ele que orquestra a entrega de fato. É ele que leva a imagem da organização para as pessoas que trabalham nas bases.

O que entendemos como preparo desses gestores de base? Entendemos que o principal é o treinamento desses gestores em ferramentas de comunicação, liderança e coaching que ele possa desenvolver no dia-a-dia no chão de fábrica.

Mas como anda a preocupação da organização com esses gestores?

Na maioria das industrias esses gestores são operários que saem das máquinas e são promovidos a gestores. Na maioria das vezes são promovidos por sua competência técnica e não recebem o preparo necessário para liderar uma força de trabalho geralmente numericamente grande e diversa.

E é aqui que começam a acontecer os problemas. Quando colocamos um gestor despreparado para gerir a base de uma produção, estamos expondo a organização a diversos problemas como assédio moral, gestão autocrática por parte desses gestores, desmotivação dos funcionários de base, problemas sindicais, comprometimento da imagem da empresa, entre muitos outros.

O que entendemos como preparo desses gestores de base? Entendemos que o principal é o treinamento desses gestores em ferramentas de comunicação, liderança e coaching que ele possa desenvolver no dia-a-dia no chão de fábrica. Temos constatado na prática que treinamentos genéricos de liderança, destinados a média gerência não ajudam os gestores de base no dia-a-dia. O que eles precisam é de ferramentas de relacionamento para o seu desenvolvimento como gestor de base e não discussões incansáveis sobre o papel da liderança na empresa e sociedade. Os problemas que este gestor enfrenta no seu dia-a-dia com sua equipe são, em sua grande maioria, no campo dos relacionamentos. Ele precisa ser treinado e desenvolvido para melhorar seu relacionamento com as pessoas com foco nas entregas diárias.

Uma organização com seus gestores de base educados e treinados para uma liderança de base tem a sua gestão mais fluida. Esses gestores, por consequência, pelos seus exemplos, acabam por educar os funcionários de base. E o mais importante, a empresa constrói, com eles, um ambiente mais comprometido com sua cultura.

Colaboração: Sônia Cerqueira – Consultora WCCA | Antônio Carlos Telles – Consultor WCCA | Guilherme Carvalho – Gerente de Relacionamento e Negócios WCCA.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você também pode se interessar por:

Uncategorized

GENTIL PRIMEIRO, CERTO DEPOIS!

“Be kind first, be right later” (1) : bem interessante essa reflexão, no início de 2020, do vice-presidente da SAS América Latina , Marvio Portela, líder que também atuou na Xerox, Oracle e IBM. “Seja gentil primeiro, esteja certo depois”: o tema é muito oportuno nesses tempos sombrios. Ameaças de novas guerras entre nações, guerrinhas

Leia mais >
Uncategorized

LIVROS: PAIXÃO DE LÍDERES EMPRESARIAIS

Que dicas os presidentes dão para 2020? O que o visionário Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX (primeira empresa no mundo a vender voo comercial à Lua) diz quando lhe perguntam de onde ele tira a inspiração para inovar? Ele responde: “Eu li nos livros!” Faz sentido: as obras do escritor ficcionista Isaac

Leia mais >
Uncategorized

FINS & PRINCÍPIOS (1)

   “No meu princípio está o meu fim.  No meu fim está o meu princípio.” –    T.S.Eliot, 1888-1965 (2)                                                                      Um propósito fundamental da filosofia e do programa Kaizen Zero da WCCA é ajudar as pessoas, nas relações no trabalho e na esfera social, a elevar sua maturidade na administração de conflitos, fruto da ambivalência

Leia mais >